NRP D. Francisco de Almeida
Classe Bartolomeu Dias

O NRP D. Francisco de Almeida é o segundo navio da classe Bartolomeu Dias. Foi construído nos estaleiros Royal Koninklijen Marine, tendo sido o sétimo navio da classe Karel Doorman ao serviço da Marinha Holandesa. Foi aumentado ao efetivo da Marinha Portuguesa em 15 de janeiro de 2010.
Brasão de ArmasO brasão de armas do navio tem como base o brasão de armas que os armorais registaram para a família Almeida. De vermelho, com uma dobre-cruz acompanhada de seis besantes tudo de ouro; e bordadura do mesmo. Coronel naval de ouro, forrado de vermelho. Sotoposto listel de prata ondulado com a legenda de letras negras maiúsculas, tipo elzevir; NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA.

PatronoD. Francisco de Almeida nasceu em Lisboa em 1450 e foi indigitado por D. Manuel como 1º Vice-Rei da Índia. Com uma armada de 22 navios derrotou a 2 de fevereiro de 1509, frente a Diu, uma armada inimiga estabelecendo o poder naval português no Indico. Faleceu a 1 de março de 1510, numa refrega próximo do Cabo da Boa Esperança.


característicasComprimento122,25mBoca14,4mDeslocamento3320tDeslocamento3320tCalado6,2m
PROPULSÃOVelocidade MáximaMotores Diesel18 nós

​​​​​​MISSÃO E EMPREGO

A D. FRANCISCO DE ALMEIDA já participou em inúmeras missões e exercícios nacionais e internacionais, com especial destaque para o dispositivo de segurança aéreo e naval durante a celebração da missa realizada no Terreiro do Paço em 2010 pelo Papa Bento XVI, a operação Ocean Shield em 2011, integrada na Força Naval da NATO, participando ativamente nas ações de combate à pirataria na zona da Somália, integração como Navio Chefe na Standing NATO Maritime Group 1 em 2015, a operação Sea Guardian em 2017, integrada na Força Naval da NATO e a operação Themis em cooperação com a Agência Europeia FRONTEX.​

Partilhar

Conteúdo