NRP Andrómeda
Classe Andrómeda

O NRP Andrómeda foi aumentado ao efetivo da Marinha em 3 de julho de 1987. As Lanchas Hidrográficas da classe Andrómeda foram concebidas para atividades de investigação em estuários e zonas costeiras. No âmbito da capacidade científica e militar, é uma plataforma versátil e eficiente.
Flâmula HeráldicaA Flâmula Heráldica do NRP Andrómeda representa um busto de princesa, em ouro, envolta por grilhões do mesmo, como alusão a Andrómeda. O verde simbolizando o mar, relaciona o navio com a sua missão e o ouro realça a importância dessa missão.

PatronoAndrómeda, na mitologia grega, foi uma princesa da Etiópia oferecida como sacrifício, pelo seu povo, a um monstro marinho. Foi salva por Perseu, que matou o monstro, tomando-a como esposa. Em sua homenagem, Andrómeda designa também uma constelação do hemisfério Norte, situada a Sul de Cassiopeia.
característicasDeslocamento245tComprimento31,4mBoca7,7mCalado3,1m
PROPULSÃO

​​MISSÃO E EMPREGO

A Lancha hidrográfica Andrómeda, apoia diversos projetos do Instituto Hidrográfico, com especial incidência na área da Hidrografia, Oceanografia, Geologia Marinha, Química e Poluição do Meio Marinho. A versatilidade destes navios permite a sua utilização em diversas áreas e cenários, permitindo a sua disponibilização a outros organismos com interesses no domínio das ciências do mar.

Partilhar

Conteúdo