NRP Auriga
Classe Andrómeda

Desenhada no Gabinete de Estudos da Direção Geral de Material Naval e construída no Arsenal do Alfeite, a lancha hidrográfica Auriga foi aumentada ao efetivo dos Navios da Armada em março de 1988. Pelas suas capacidades e características, a Auriga tem viabilizado um conjunto de atividades de serviço público na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico, social, económico e ambiental do País.
Flâmula HeráldicaFlâmula de vermelho, com três coticas em banda de prata com a legenda em letras maiúsculas, do tipo elzevir, NRP Auriga. A parte oposta à ponta carregada de um braço armado de chicote movente da tralha, tudo em prata.
Patrono«Auriga» (do latim Aurigae) significa «O Cocheiro». Com forma pentagonal, é uma das constelações do hemisfério Norte, e faz fronteira com as constelações Camelopardalis, Lynx,Gemini, Taurus e Perseus.
Constelação bem vista pelos pastores gregos,
CaracterísticasDeslocamento245tComprimento31,4mBoca7,7mCalado3,1m

MISSÃO E EMPREGO

A Lancha hidrográfica Auriga, opera no domínio das ciências do mar, em estuários e zonas costeiras, sendo de salientar a sua capacidade para alojar investigadores e técnicos especializados, estar equipada com modernos sistemas de hidrografia, oceanografia e geologia marinha, dispor de um laboratório molhado e de uma área de trabalho de 30 m² no convés a ré, ter capacidade de levantamentos hidrográficos para a caraterização do fundo do mar e levantamentos geofísicos para caraterização do subsolo marinho, estre outras capacidades. Desde o seu lançamento à água, a Auriga tem participado em diversos tipos de missões militares, de investigação e desenvolvimento e de apoio à Comunidade Científica Nacional e Internacional, sendo de destacar a missão de localização do pesqueiro Bolama, afundado na aproximação da barra do Tejo, em 1992 e o estudo e caracterização da dinâmica do canhão submarino da Nazaré, no âmbito do projeto da União Europeia Hotspot Ecosystem Research on The Margins of European Seas (HERMES), iniciado em 2005 e que envolveu 36 entidades de 15 países.

Partilhar

Conteúdo