NRP D. Carlos I
Classe D.Carlos I

O NRP D. Carlos I foi construído nos Estados Unidos da América pela “Tacoma Boat Company”, tendo sido lançado à água em 30 de janeiro de 1989 com o nome “USNS AUDACIOUS”. Esteve ao serviço da Marinha dos EUA até 1995 e foi transferido para a Marinha Portuguesa em dezembro de 1996. O NRP D. Carlos I tem funções de navio hidrográfico e oceanográfico.
Brasão de ArmasEscudo com um dragão coroado, de ouro, realçado a preto. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto, listel de prata, ondulado, com a legenda em letras negras, maiúsculas, de tipo elzevir NRP D. CARLOS I.
PatronoO Rei D. Carlos I, monarca de Portugal entre 1889 e 1908, foi um proeminente investigador e homem de ciência ligado ao Mar. Sob a sua orientação foram lançadas as bases da moderna oceanografia portuguesa. Os seus estudos oceanográficos foram reconhecidos
característicasDeslocamento2285tComprimento68,3mBoca13,1mCalado Máximo5,6m

​MISSÃO E EMPREGO

Foi construído como navio de vigilância anti-submarina e enquanto esteve ao serviço da marinha americana a sua missão consistiu na recolha e na transmissão de informação acústica, utilizando um sistema com sensores passivos rebocados.

Desativado em 1995, foi transferido para a Marinha em 9 de dezembro de 1996, passando ao estado de armamento com o atual nome em 28 de fevereiro de 1997. Após a chegada a Portugal foi adaptado às atuais funções de navio hidrográfico e oceanográfico no Arsenal do Alfeite, tendo posteriormente efetuado duas novas adaptações, entre 2001/04 e entre 2008/10.

O NRP D. Carlos I é um navio hidrográfico que tem como missão apoiar a execução das atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico relacionadas com as ciências e as técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação prioritária em operações militares navais, designadamente nas áreas da hidrografia, da cartografia hidrográfica, da segurança da navegação, da oceanografia e da defesa do meio marinho.

Partilhar

Conteúdo