NRP Argos
CLASSE ARGOS

O NRP Argos é o primeiro de uma série de três navios construídos em fibra, no Arsenal do Alfeite, que em conjunto com outros dois construídos pela empresa CONAFI – Construção Naval de Fibras, Lda., sediada em Vila Real de Santo António, constituem a classe Argos. As cinco lanchas foram batizadas com o nome de constelações, designadamente Argos, Dragão, Escorpião, Cassiopeia e Hidra. O NRP Argos foi aumentado ao efetivo em 01 de julho de 1991.
Flâmula HeráldicaFlâmula bandada de quatro peças de ouro e vermelho, a primeira banda carregada com três penas de pavão de sua cor, atadas pelo cálamo por um torçal de vermelho.
Sobreposto à partição das bandas, um listel de prata, filetado de vermelho sobre o ouro, com a legenda em letras negras maiúsculas, de tipo elzevir, NRP ARGOS.
PatronoArgos é o nome de uma constelação. Na mitologia grega, Argos era um monstro com cem olhos que cumpria cegamente todas as ordens de Hera, eliminando todos que fossem apontados. O mito de Argos representa os fiéis servidores que cumprem ordens com prontidão, assumindo toda a responsabilidade sobre os seus atos.
característicasComprimento27mBoca Máxima5,9mDeslocamento94tCalado2,8mVelocidade Máxima26nós
PROPULSÃO

​​​​​​​​MISSÃO E EMPREGO

Esta lancha de fiscalização rápida desempenha missões englobadas na segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.

Do vasto número de missões atribuídas, salientam-se as tarefas executadas no âmbito da busca e salvamento marítimo, patrulha e fiscalização dos espaços marítimos, repressão de ilícitos marítimos em estreita colaboração com outros agentes do Estado e apoio no combate à poluição do mar.

Pontualmente participa em exercícios navais nacionais, e efetua missões de proteção de força através da escolta a navios combatentes durante o trânsito em águas confinadas, colabora também no treino de outras unidades navais.

Partilhar

Conteúdo