NRP Cassiopeia
CLASSE ARGOS

O NRP Cassiopeia é o primeiro de uma série de dois navios construídos em fibra pela empresa CONAFI – Construção Naval de Fibras, Lda., sediada em Vila Real de Santo António. Foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 11 de novembro de 1991.
Flâmula HeráldicaFlâmula bandada de quatro peças, de azul e prata, a primeira banda carregada com uma coroa antiga de ouro, acompanhada de três estrelas de prata, uma em chefe e duas em ponta.
Sobreposto à partição um listel de ouro, filetado de negro sobre a prata, com a legenda em letras negras maiúsculas, de tipo elzevir, NRP CASSIOPEIA.
PATRONOCassiopeia é o nome de uma constelação. Na mitologia grega, Cassiopeia era o nome da mulher de Cefeu, e mãe da princesa Andrómeda. Cassiopeia era muito vaidosa e arrogante, argumentando ser mais bela que as Nereidas, filhas de Poseidon. Não se conformando, as Nereidas, pediram a Poseidon vingança que enviou Ceteus, um monstro marinho, para destruir o reino de Cefeu. Para acalmar a ira do
CatacterísticasComprimento27mBoca Máxima5,9mDeslocamento94tCalado2,8mVelocidade Máxima26nós
PROPULSÃO

​​​​​​​​​MISSÃO E EMPREGO

Esta lancha de fiscalização rápida desempenha missões englobadas no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.

Do vasto número de missões atribuídas, salientam-se as tarefas executadas no âmbito da busca e salvamento marítimo, patrulha e fiscalização dos espaços marítimos, apoio no combate à poluição do mar, repressão de ilícitos (tais como narcotráfico e imigração ilegal) em estreita colaboração com outros agentes do Estado.

Pontualmente participa em exercícios navais nacionais, e efetua missões de proteção de força através da escolta a navios combatentes durante o trânsito em águas confinadas, colabora também no treino de outras unidades navais.

Partilhar

Conteúdo