NRP Centauro
CLASSE CENTAURO

A Lancha de fiscalização Centauro, que deu o nome a esta classe de navios, foi aumentada ao efetivo em 21 de março de 2000, tendo os restantes navios da classe entrado ao serviço um ano depois. O NRP Centauro conta com várias missões na Zona Marítima do Centro, Zona Marítima do Sul e efetuou pela primeira vez nesta classe de navios, uma missão na Zona Marítima da Madeira.
Flâmula HeráldicaFlâmula de vermelho com três coticas em banda, de ouro, com a legenda em letras negras, NRP CENTAURO. A parte oposta à ponta carregada de um centauro de ouro avivado a negro.


PATRONOCentauro é o nome de uma constelação do hemisfério sul. Na mitologia grega, os Centauros eram criaturas com cabeça, braços e torso humanos, e um corpo e patas de cavalo. Viviam nas montanhas de Tessália e simbolizavam a força bruta, insensata e cega e também o espírito de bondade.
CaracterísticasComprimento27mBoca Máxima5,9mDeslocamento94tCalado2,8mVelocidade Máxima26nós

​​​​​MISSÃO E EMPREGO

A Lancha de fiscalização Centauro desempenha missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional. Do vasto número de missões atribuídas, salientam-se as tarefas executadas no âmbito da busca e salvamento marítimo, patrulha e fiscalização dos espaços marítimos, apoio no combate à poluição do mar, repressão de ilícitos em estreita colaboração com outros agentes do Estado (tais como narcotráfico e imigração ilegal).

Pontualmente participa em exercícios navais nacionais, e efetua missões de proteção de força através da escolta a navios combatentes durante o trânsito em águas confinadas e colabora também no treino de outras unidades navais.

Partilhar

Conteúdo