NRP Sagitário
CLASSE CENTAURO

O NRP Sagitário é o último de quatro navios da classe Centauro, construídos nos Estaleiros Navais de Mondego e no Arsenal do Alfeite. Desta classe de navios, fazem ainda parte o NRP Centauro, o NRP Orion e o NRP Pégaso.
Flâmula HeráldicaFlâmula de púrpura com três cotinas em banda, de prata, com a legenda em letras negras, NRP SAGITÁRIO. A parte oposta à ponta carregada com um Centauro, empunhando um arco e flecha, de ouro, avivado a negro.
PATRONOSagitário é o nome de uma constelação. Na mitologia grega, enquanto Quíron esperava por Hércules, que tinha ido matar a Hidra, é abordado por centauros que o desafiam para uma luta. De regresso, Hércules assiste de longe à batalha injusta de Quíron contra vários
CARACTERÍSTICASDeslocamento94tComprimento27mBoca Máxima5,9mCalado2,8m

​​​​​MISSÃO E EMPREGO

A estrutura desta classe de navios é inovadora, sendo totalmente construída em alumínio naval resistente à corrosão, que tem como enorme vantagem reduzir os custos de manutenção ao longo do ciclo de vida do navio.

Esta lancha de fiscalização rápida desempenha missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado nos espaços marítimos sob jurisdição nacional, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente na patrulha e fiscalização das águas sob jurisdição nacional. O navio tem uma guarnição de 8 elementos, sendo um Oficial, um Sargento e seis Praças.

Partilhar

Conteúdo