NRP Figueira da Foz
CLASSE VIANA DO CASTELO

O Navio Patrulha Oceânico Figueira da Foz foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 25 de novembro de 2013. Com deslocamento de 1850t e guarnição de 44 elementos foi concebido como navio não-combatente e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.
Brasão de ArmasEscudo de prata com braço armado e encurvado de azul, com mão de carnação empunhando um ramo de figueira de verde posto em barra. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «N.R.P. FIGUEIRA DA FOZ».
PatronoEmbora a elevação a cidade remonte aos finais do século XIX, as origens de Figueira da Foz remontam à pré-história. A sua situação estratégica e privilegiada, as margens do rico estuário e extensas praias levaram ao longo da história à fixação de numerosas civilizações que se dedicaram essencialmente ao comércio e à pesca.
característicasDeslocamento1850tComprimento83,1mBoca Máxima12,95mCalado3,82m
PROPULSÃOVelocidade Máxima21nós

​​​​​MISSÃO E EMPREGO

Navio particularmente vocacionado para atuar na zona económica exclusiva nacional, tendo também capacidade para cooperar em operações militares de baixa intensidade, prestar apoio humanitário, efetuar lançamento de minas e transporte de forças militares de pequenas dimensões, entre outras.

Até à data o navio participou em varias missões de busca e salvamento no continente e Arquipélago da Madeira e dos Acores, exercícios navais nacionais, acompanhamento e vigilância de navios não-NATO em águas nacionais, missões de apoio humanitário no âmbito da agência FRONTEX, missões de fiscalização marítima do Atlântico Norte (NAFO) e missão de cooperação técnico-militar (MAR ABERTO 2015).

 

Partilhar

Conteúdo