NRP Setúbal
Classe Viana do Castelo

O Navio Patrulha Oceânico Setúbal foi construído nos Estaleiros do Consórcio West Sea/Edisoft em Viana do Castelo e foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 28 de dezembro de 2018. Foi concebido como navio não combatente e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.
Brasão de ArmasEscudo de azul com rede de ouro movente do chefe, da ponta e dos flancos, com vieira de prata carregada com nave heráldica de vermelho.
Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «N.R.P. SETÚBAL».
PatronoA cidade de Setúbal é uma cidade antiga, tendo sido encontrados numerosos vestígios de ocupação humana desde o Neolítico. Nesta cidade, habitaram diversos povos, todavia só com a presença romana, nos séculos I a IV, é que foi explorado, tornando num importante núcleo urbano e industrial, principalmente ligado à salga de peixe, que se estendeu pelas duas margens do rio Sado, integrando Troia.
característicasDeslocamento1850tComprimento83,1mBoca Máxima12,95mCalado3,82m
PROPULSÃOVelocidade Máxima21nós
GUARNIÇÃO

MISSÃO E EMPREGO​


Navio particularmente vocacionado para atuar na zona económica exclusiva nacional desenvolvendo tarefas de busca e salvamento Marítimo, fiscalização da pesca, controlo dos esquemas de separação de tráfego, prevenção e combate à poluição marinha, prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos, em colaboração com outras autoridades nacionais.

Partilhar

Conteúdo