NRP Sines
CLASSE VIANA DO CASTELO

O Navio Patrulha Oceânico Sines foi construído nos Estaleiros do Consórcio West Sea/Edisoft em Viana do Castelo e foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 6 de julho de 2018. Foi concebido como navio não combatente e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.
Brasão de ArmasEscudo de azul calçado de prata com esfera armilar de ouro. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «N.R.P. SINES».

PatronoFoi no século XIII, que Sines adquire autonomia administrativa. Em 24 de novembro de 1362, D. Pedro I concede carta de elevação de Sines a vila interessado na sua função defensiva da costa, colocando como condição a construção do Castelo, sendo nesta data que se passou a celebrar o feriado Municipal.
CaracterísticasDeslocamento1850tComprimento83,1mBoca Máxima12,95mCalado3,82m
PROPULSÃOVelocidade Máxima21nós

​​​​​MISSÃO E EMPREGO


Navio particularmente vocacionado para atuar na zona económica exclusiva nacional desenvolvendo tarefas de busca e salvamento Marítimo, fiscalização da pesca, controlo dos esquemas de separação de tráfego, prevenção e combate à poluição marinha, prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos, em colaboração com outras autoridades nacionais.

Partilhar

Conteúdo