NRP Viana do Castelo
CLASSE VIANA DO CASTELO

O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 30 de dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional.
Brasão de ArmasEscudo de vermelho com castelo de prata realçado, aberto e fenestrado de negro. Torre central rematada por um braço armado de prata com mão de carnação empunhando uma espada de prata, com duas vieiras de ouro nos cantões do chefe. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «N.R.P. VIANA DO CASTELO».
PatronoViana do Castelo, cidade desde 1848 e vila desde 1258, teve origem num aglomerado agro-piscatória na margem direita da foz do Rio Lima, descendente dos povoados castrejos dos montes circundantes, particularmente, do de Santa Luzia, onde se conservam restos de um castro.
De Viana, era o Capitão do Porto Seguro Pêro do Campo Tourinho. E foi pela épica resistência
característicasDeslocamento1850tComprimento83,1mBoca Máxima12,95mCalado3,82m
PROPULSÃOVelocidade Máxima21nós
GUARNIÇÃO

​​​​​MISSÃO E EMPREGO

​Navio particularmente vocacionado para atuar na zona económica exclusiva nacional desenvolvendo tarefas de busca e salvamento Marítimo, fiscalização da pesca, controlo dos esquemas de separação de tráfego, prevenção e combate à poluição marinha, prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico, imigração ilegal, tráfico de armas e outros ilícitos, em colaboração com outras autoridades nacionais.​

Partilhar

Conteúdo