NRP Arpão
Classe Tridente

O NRP Arpão foi construído entre 2007 e 2010 nos estaleiros da HDW (Kiel, Alemanha), sendo o segundo dos dois submarinos da classe Tridente.
Brasão de ArmasDe verde com um Feon de ouro, abatido, posto em pala. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel de prata, ondulado, com letras negras, maiúsculas, de tipo elzevir, NRP ARPÃO.
PatronoO nome Arpão tem origem nas lanças utilizadas desde a pré-história para pesca e caça, tendo também tido aplicações na arte da guerra.


CaracterísticasDeslocamento2020t /imersão 1842t /superfícieComprimento67,9mDiâmetro do casco resistente6,3m

​MISSÃO E EMPREGO

O NRP Arpão foi construído no estaleiro alemão Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW), em Kiel. Iniciada a construção em 2005, foi batizado e lançado a agua em 19 de junho de 2009, tendo como madrinha a dra. Maria Barroso.

Entregue a Marinha Portuguesa em 22 de dezembro de 2010 chegou pela primeira vez a Base Naval de Lisboa em 30 de abril de 2011, tendo como seu primeiro comandante o capitão-tenente Nuno Baptista Pereira.

Desde então o Arpão esteve integrado no dispositivo de forças nacionais tendo realizado a primeira integração de um submarino português numa forca naval permanente da OTAN em 2012. a destacar ainda a sua participação por duas ocasiões na forca naval da UE no mediterrâneo em missão humanitária, a operação SOPHIA.

Para alem das vigilâncias da área marítima de interesse nacional e colaboração com outras agencias e autoridades do estado, participou ainda em diversos exercícios internacionais como: SPONTEX, FOST, REP e NOBLE MARINER.

Partilhar

Conteúdo