NRP Tridente
Classe Tridente

O NRP Tridente foi construído entre 2007 e 2010 nos estaleiros da HDW (Kiel, Alemanha), sendo o primeiro de dois submarinos da classe Tridente.
Brasão de ArmasDe verde com um tridente em ouro posto em pala, abatido. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel de prata, ondulado, com as letras maiúsculas, de tipo elzevir, NRP TRIDENTE.
PatronoO Tridente é uma arma branca, clássica, que se assemelha a uma lança com três pontas usada nas legiões romanas pela infantaria, e também pelos gladiadores nos circos ou arenas romanas. Na mitologia, remete para o deus Neptuno
CaracterísticasDeslocamento2020t /imersão 1842t /superfícieComprimento67,9mDiâmetro do casco resistente6,3m

​​​​MISSÕES GERAIS

A reduzida assinatura acústica, eletromagnética e térmica transforma-o num dos submarinos convencionais mais furtivos do mundo, impossíveis de detetar sem recurso a elevados meios de superfície, munidos de sensores sofisticados de última geração, com operadores muito treinados, em condições ambientais favoráveis. Desde o seu aumento ao efetivo, em 17 de Junho de 2010, tem vindo a efetuar diversas missões de vigilância da área marítima de interesse nacional e participado em diversos exercícios nacionais, internacionais e NATO. Destaca-se também a 1ª travessia do oceano Atlântico até aos EUA de um submarino Português.

Partilhar

Conteúdo