NTM Creoula
CLASSE CREOULA

Ao serviço de Portugal deste 1937, o NTM Creoula foi construído em Lisboa, no tempo recorde de 62 dias úteis, sendo transferido para a Marinha em 1987 como Navio de Treino de Mar, onde já embarcaram mais de 16.000 jovens.
BRASÃO DE ARMASEscudo azul com dois bacalhaus de prata adossados, em chefe duas cordas formando um nó direito. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir “NTM CREOULA”.
CARACTERÍSTICASTipoLugre de 4 mastrosDeslocamento1300tComprimento67,4mBoca9,9mCalado4,7m

​​​​​MISSÃO E EMPREGO

​​O Creoula é um lugre de quatro mastros, construído em 1937, nos estaleiros da CUF, em Lisboa, no tempo recorde de 62 dias úteis. O navio foi lançado à água no dia 10 de Maio. Até ao ano de 1973 efetuou 37 campanhas de pesca do bacalhau na Terra Nova e na Gronelândia. Em 1987 o navio foi integrado na Marinha Portuguesa, com o estatuto de Navio de Treino de Mar, cuja principal missão consiste em proporcionar aos jovens o contacto com o mar. O Creoula é igualmente utilizado em missões de difusão da imagem do país, da sua cultura e das suas tradições.


 

Portal do NTM Creoula

Partilhar

Conteúdo